terça-feira, 20 de julho de 2010

O evento

Eis a caricatura que o Gecelmo (gecelmodesigner.blogspot.com/) fez com esferográfica e pintura digital para homenagear o cartunista Ferreth. Pessoas como ele estão em extinção, que se preocupam em sempre estar unindo e se reunindo com outros artistas, sejam eles de renome ou desconhecidos. Ele está sempre lutando para manter-se "num lugar ao sol", pois o mercado para este segmento artístico é cada vez mais restrito. Segundo ele, muitas vezes o empregador não entende que é um serviço profissional, de luta pela sobrevivência.
.....................................................................................................

Aproveitando o final de Copa do Mundo de 2010 e o início da projeção para a de 2014, Gecelmo fez esta charge (depois de todos) sobre o infeliz logotipo criado, que segundo várias pessoas, mais parece aquela figura antológica do médium Chico Xavier com seus cabelos repartidos e com a mão no rosto, psicografando. Também feita com esferográfica e pintura digital.
....................................................................................................Ao longe já poderia se ouvir o burburinho, pois a noite da 2ª semana da caricatura no Bistrô Tasca do Lido foi bem agitada. O lugar ficou lotado de pessoas que prestigiaram o evento que homenageou o artista gráfico Ferreth. Tivemos a atenção da própria Simone, anfitriã e dona do estabelecimento. (foto internet)
O personagem Dimenor abriu a mostra de seu criador. Ferreth e sua esposa Mariangela eram só alegria junto aos amigos que os rodeavam, embebidos (literalmente) em várias conversas animadas.
O lugar que tem um painel pintado no teto com caricaturas de vários artistas do passado, como Carmem Miranda e outros, ficou pequeno de tanta gente. Alguns ficaram de pé. Eram mais de 20 desenhos (caricaturas, quadrinhos, charges e cartuns) expostos só do homenageado.
Ykenga (sentado - fotolog.terra.com.br/agotadagua:5) criador dos jogos dos 8 erros do Jornal O Dia; JNeves (em pé - satiramorim.hpg.ig.com.br/satira05.25.htm) criador das tirinhas em quadrinhos do palhaço Carequinha publicados no Jornal O Fluminense e também autor do "Mundinho Mágico" (suplemento infantil que era publicado no Jornal O São Gonçalo) e atrás em pé de camisa listrada, o caricaturista/ilustrador Alan Souto Maior (soutomaior.blogspot.com/) prestigiaram o evento.
....................................................................................................JNeves enviou uma charge sobre a "Lei Seca" e um cartum ecológico.....................................................................................................

Havia um painel só com "caricaturas ao vivo" do artista e curador da mostra André Lemos, que também compõe a equipe do "Carica Turistas" junto com o casal André Brown/Alessandra Nogueira e mais três artistas. A mostra itinerante percorreu outros espaços como os restaurantes Mr. Smoker, Trattoria, Temperarte, Palace, Informal, Biscuit... E pra finalizar...mais Ferreth com um cartum agrícola, regional, retirado bem...bem...bem...do interiorzão, do fundo mesmo!
.....................................................................................................
"O coração alegre aformoseia o rosto" (Provérbios 15.13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário