quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
domingo, 11 de dezembro de 2011
7º Encontro Anual dos Cartunistas do Rio de Janeiro




No Rio de Janeiro, iniciou suas atividades no Diário de Notícias, em 1957. Colaborou em vários jornais e revistas, tais como: O Cruzeiro, Cartum JS (suplemento humorístico do Jornal dos Sports), Correio da Manhã, O Pasquim e O Dia.





Cartunista, caricaturista e ilustrador, começou sua atividade no PASQUIM. Colaborou para vários jornais e revistas: Jornal do Commercio, Última Hora, O Globo, Repórter, Status, MAD, Homem, Nova, Bundas, etc.



E em se falando de exposição, paralelamente, acontecia a mostra de diversos outros cartunistas especialmente convidados.









Nem o "maluco-beleza" Ferreth escapou de ser caricaturado pelo Gustavo. Assim como muitos fregueses do bar/restaurante também receberam suas caricaturas ao vivo.
O Erasmo Carlos pintado pelo Alan Souto Maior estava "tremendão".
Cety fez uma homenagem póstuma da Amy.
Frata pintou um Tom Cruise.
Glen fez um Orlando Silva.
Phejão fez um Raul Gil.
André Lemos "que não estava a toa na vida e não deixou a banda passar" atacou de Chico Buarque.
Dr. Conrad Murray "dançou", entrando de ré (ou seria réu!?) - no estilo Moonwalker do Michael Jackson - e pegou 4 anos de prisão. Charge feita pelo Gecelmo.
"O Estado é mais do que Caveirão" foi a caprichada charge do Aroeira que foi publicada no Jornal O Dia.
O niteroiense Netto que esteve fazendo "caricaturas ao vivo" no local, deixou este divertido cartum.
Cartum exposto por Rê.
O versátil Magon, que faz parte da equipe de "missionários" do "Caricatura Solidária" e atual caricaturista do Shopping Nova América , também nos abrilhantou com sua presença e com este cartum.
Fábio (filho do Ferreth) enviou esta charge direto de Portugal, onde mora atualmente.
Alecrim "temperou" o Encontro com esta arte sequencial.
Edra mandou muito bem com este cartum ecológico.
Mayrink que fez falta no evento, mas deixou seu bem trabalhado cartum.
A escritora e artista plástica Mariangela, Ferreth e Aviz...
...abrilhantaram a mostra, num clima de descontração, confraternização e muito bom humor que contagiaram até as crianças presentes, como foi o caso de Beatriz e Patrícia.
Guedes, Amorim, Nani, Aviz e Jonas.
Nei Lima, Guidacci e Rê Martins. (foto surrupiada do Zé Graúna)
Jonas, Ray Costa, Guedes, Léo Valença, Magon e Souto Maior.
Ao fundo, Afonso Carlos matando a sede ao lado de Diego Novaes (camisa vermelha) envoltos de um monte de gente descontraídas।
Estiveram também presentes: Alvim, Aliedo, Léo Martins, Ediel, Glen e outros...
A mostra irá até o início do ano de 2012।
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
RIO COMICON 2011

No mesmo Bat-Local. Na mesma Bat-Estação, você verá exposições, palestras, debates, filmes e muita cultura pop, além de vários artistas consagrados.
Em São Paulo, a 18ª Fest Comix que rolou 3 dias (14, 15 e 16 de outubro) foi um sucesso. Agora é a vez do Rio de Janeiro
Maiores informações: http://www.riocomicon.com.br/
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Biricotico Anônimo

É que amanhã, dia 20 de setembro, (ique!) será lançado no Bar da Boa (av. Mem de Sá, 69 - Lapa/RJ), o primeiro jornal de bar do Rio de Janeiro - por enquanto, "quiça do mundo", segundo o cartunista Ique, em seu blog.
O tablóide terá uma tiragem inicial de 20 mil exemplares e edição mensal gratuita para os boêmios da cidade.
Seu nome? Jornal Biricotico.
Será um "novo Pasquim"? Será que o jornal terá assuntos políticos? Tudo indica que sim, pois além do humor, o slogan da marca diz que também tem "colarinho" (branco!?)!
Abaixo o convite e o link do blog do Ique.
O Cartummania deseja sucesso para a nova empreitada.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Pipoca e Nanquim

Três jovens colecionadores de quadrinhos, cinéfilos "de carteirinha" e super competentes no que dizem e fazem.
São eles: Alexandre Callari (escritor, tradutor palestrante e professor de português e inglês), Bruno Zago (publicitário e professor de Marketing) e Daniel Lopes (economista).
Juntos eles fazem o "Pipoca e Nanquim" que é um site de entretenimento e cultura pop especializado em quadrinhos e cinema.
Nascido a partir do videocast de mesmo nome exibido pelo canal 21 na cidade de Araraquara e região (pelo serviço de TV por assinatura NET), em menos de um ano o programa se destacou na Internet ao firmar parcerias com blogs e constante divulgação em mídias sociais. Em novembro de 2010 foi inaugurado o site do Pipoca e Nanquim, que além dos vídeos, abriga matérias, resenhas, colunas, entrevistas e podcasts.
Criado em 14 de outubro de 2009, o videocast, carro-chefe do site, é um bate-papo irreverente entre os apresentadores com o objetivo de apresentar curiosidades, debater filmes, HQs e seus realizadores, escavar informações do fundo do baú e acima de tudo dar para o público boas indicações do que ler e assistir.
Um dos poucos sites da web que reúne conteúdo em videocast, podcast e postagem diária de matérias.

